Páginas

3 de ago. de 2009

O PODER DOS ANIMAIS

Ter animal em casa pode surtir efeitos positivos até no controle da pressão sanguínea e no sistema imunológico dos que convivem com eles, além de resgatar a autoestima, melhorar a autoconfiança, estimular a interação social, desenvolver na crianças, senso de responsabilidade, cuidado e respeito por todos os seres vivos, entre outros benefícios.

Uso terapêutico:

Terapia Assistida com Animais, também chamada de Pet Terapia ou Zooterapia, é um tratamento complementar que usa a interação do animal, especialmente o cão e cavalo, com pessoas que têm disfunções físicas ou mentais diversas.

Equoterapia:

Emprega o cavalo na recuperação de pacientes com lesões neurológicas, paralisia cerebral, autismo, problemas ortopédicos, entre outros. Estimula a concentração, melhora a autoestima, desenvolve o equilíbrio e coordenação motora, promove o alongamento muscular, corrige a postura...Graças à interação do ser humano com o animal, por meio da prática da equitação, os movimentos do cavalo autam diretamente nos do paciente. A terapia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina.

Cão terapeuta:

O Cão relaxa, promove atividades lúdicas, desperta confiança e oferece afeto. Essas são algumas das razões que fazem do cachorro um instrumento terapêutico. Cães treinados para esse fim ajudam no tratamento de crianças com alterações neuromotoras e/ou comportamentais, com autismo, hiperatividade, dificuldades no processo de aprendizagem, hidorcefalia, lesões causadas por traumatismos ou acidentes vasculares cerebrais(AVC) e deficiências físiscas. Ainda auxilia no desenvolvimento de pacientes com Síndrome de Down e com doença de Alzheimer(caso de idosos).

Nenhum comentário: