Páginas

12 de ago. de 2009

O INVENTOR DO TELEFONE

Antonio Santi Giuseppe Meucci, nascido em Florença, Itália, em 13 de abril de 1808, construiu em 1856 um telefone eletromagnético. Denominado por ele de “teletrofono”,o aparelho servia para conectar seu escritório com seu quarto, localizado no segundo andar da casa, uma vez que sua esposa tinha dificuldades para descer até ele por causa de um forte reumatismo.
Porém, devido a dificuldades financeiras, Meucci apenas conseguiu pagar a patente provisória de sua invenção e, já morando em Nova Iorque, acabou vendendo o protótipo do que viria a ser o telefone a Alexander Graham Bell, que em 1876 o patenteou como sendo invenção sua. Meucci o processou, mas acabou falecendo em 18 de outubro de 1889, durante o julgamento, e o caso foi encerrado.
Desta forma, Graham Bell foi considerado durante muitos anos como inventor do telefone, mas o trabalho de Meucci foi reconhecido em 11 de junho de 2002, quando o Congresso dos Estados Unidos aprovou a resolução No. 269, na qual se reconheceu que o inventor do telefone foi, na realidade, Antonio Meucci e não Alexander Graham Bell.

Nenhum comentário: