Páginas

15 de nov. de 2009

SONO TRANQUILO

Dormir é mais do que descansar, em geral, chamamos de vida tudo o que acontece quando estamos acordados. Mas o sono também é importante para que a vida aconteça.
Quando dormimos, ocorrem processos necessários para o organismo funcionar bem durante o dia. A privação crônica do sono interfere na memória, na concentração, na criatividade, no humor e no metabolismo em geral, aumentando o risco de diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e obesidade. Se você tem algum problema de sono que interfere no seu dia, procure um especialista. Há distúrbios sérios, como a apnéia do sono, que exigem tratamento.

Os ciclos de uma noite de sono
O sono é dividido em quatro fases: uma leva o nome de REM(sigla em inglês que significa movimento rápido dos olhos, porque isso acontece enquanto dormimos) e as outras três fase são do chamado Não-REM. Veja abaixo o que acontece em cada uma.
Sono Não-REM(corresponde a cerca de 75% do sono), dividida em:
Fase 1(de 1% a 5% do sono):é a da sonolência, transição entre a fase de vigília(acordado) e o sono. Nesta fase, o hormônio melatonina, que induz ao sono, é liberado.
Fase 2(cerca de 50% do sono): é a do sono intermediário, do qual se desperta facilmente. Os ritmos cardíacos e respiratórios diminuem, os músculos relaxam e a temperatura do corpo cai.
Fase 3(cerca de 20% do sono): é a do sono profundo, que mais descansa. Ocorre a liberação dos hormônios responsáveis pelo crescimento, pelo controle da saciedade e pela regulação imunológica.
Sono REM(de 20% a 25% do sono): É quando ocorrem os sonhos. Um de seus descobridores, o médico William Dement, defende que o movimento dos olhos ocorre porque assistimos aos sonhos como se fossem filmes projetados numa tela à nossa frente. As frequências cardíacas e respiratórias aumentam e os músculos relaxam quase totalmente.

  • Um ciclo(três fase de sono Não-REM e uma de REM) acontece de quatro a seis vezes por noite e dura de 90 a 120 minutos em uma pessoa que tem o sono normal. Uma boa noite de sono depende do equilíbrio desse ciclos.

Distúrbios do sono

Insônia, a campeã das queixas

Você tem dificuldades para pegar no sono ou para voltar a dormir quando despertado na madrugada e depois passa o dia todo cansado? Se tiver, é sinal de insônia. Dores no corpo, irritação ou desânimo também estão relacionados a noites maldormidas. A insônia pode ser passageira, mas, se persistir e incomodar, procure um médico. É mais frequente em mulheres e idosos em geral.

Causa: há várias, como ansiedade, depressão, estresse, apnéia, asma, distúrbios hormonais, dores musculares e articulares(como artrite), uso de certos medicamentos e quaisquer doenças que pioram à noite e atrapalhem o sono, além de ambiente inadequado, com muito barulho, ou colchão ruim, por exemplo. De 30% a 40% das insônias não apresentam causa aparente.

Nenhum comentário: