Páginas

13 de nov. de 2009

Banco Central lançará moeda comemorativa dos 50 anos de Brasília

O Banco Central apresentou o projeto de lançamento da moeda comemorativa do cinquentenário da fundação da capital federal,(Brasília 50 anos) celebrado em 21 de abril de 2010.
Confeccionada em prata, com tiragem inicial de cinco mil unidades, a moeda terá a denominação de cinco Reais. O lançamento está previsto para 20 de março de 2010. Veja abaixo o desenho da moeda,
A moeda comemorativa de Brasília será a primeira da série numismática Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil, que contempla as cidades e centros históricos brasileiros que detêm o título da Unesco: Brasília, Ouro Preto, centro histórico de São Luís, centro histórico de Diamantina, centro histórico de Salvador, Olinda e centro histórico da Cidade de Goiás. A moeda de Ouro Preto deve ser lançada em 2011, coincidindo com as celebrações pelos 300 anos de fundação da Vila Rica do Pilar do Ouro Preto.


Copa do Mundo
O Conselho Monetário Nacional aprovou também voto que propõe o lançamento de moedas comemorativas alusivas à Copa do Mundo de Futebol da África do Sul, em 2010. O evento conta com emissões numismáticas de diversos países, como Alemanha, Espanha, Portugal, França, Austrália e Coreia do Norte, além do país anfitrião. A tiragem da moeda comemorativa da Copa será de 12 mil moedas, duas mil para o mercado interno e dez mil para o externo.

fontes:Banco central

Nenhum comentário: