Páginas

19 de out. de 2009

LEDS AS LÂMPADAS DO FUTURO

Quais as vantagens dos LEDs e como eles funcionam?
Existem diversas formas de se obter luz para sinalização ou iluminação.
O fogo é a mais antiga, vindo depois o aquecimento de um fio de metal num ambiente sem oxigênio, que é o princípio utilizado no caso das lâmpadas.
As lâmpadas incandescentes são baratas e duráveis, daí a razão de serem utilizadas até hoje, mas elas apresentam diversas desvantagens.
Uma delas é o rendimento. Uma lâmpada incandescente converte apenas 25% da energia que recebe em luz. O restante se perde na forma de calor. Outra desvantagem é a fragilidade. O filamento e o bulbo de vidro não resistem a choques ou grandes vibrações. Para o uso automotivo estas deficiências são cruciais e, embora as novas tecnologias tenham conseguido minimizá-las, a eficiência dos LEDs permanece superior.Os LEDs não produzem luz pelo calor. Eles são formados por uma pastilha de material semicondutor a base de Arsênio, Gálio e outros metais raros que, ao receberem uma corrente elétrica que excita seus elétrons, emitem luz. A luz é virtualmente fria e o rendimento muito alto, com a vantagem dela ser monocromática. Isso significa que toda energia emitida se concentra numa estreita faixa do espectro desejado.Uma lâmpada vermelha tem tal cor, porque seu vidro filtra esta cor deixando-a passar e bloque todas as outras que são produzidas mas que se perdem. Um LED vermelho, por outro lado, produz apenas luz vermelha. Toda a energia é aproveitada nesta emissão.Até pouco tempo atrás não havia tecnologia para a fabricação de LEDs potentes, sendo utilizados nos automóveis apenas em aplicações que não exigissem muita luz, como nos painéis, nos rádios e em outros locais. Também não era possível fabricar LEDs que pudessem emitir todo o espectro visível, chegando assim à luz branca.
Mas hoje ja temos teconologia suficiente para fabricar leds que emitem luz branca, e breve você verá os novos véiculos equipados com farois led, e ja esta em teste a iluminação pública à LED.
fontes: saber eletrônica

Nenhum comentário: