Páginas

21 de out. de 2009

DDA-Débito Direto Autorizado

Mensalidades de escolas, planos de saúde, condomínios, prestações, financiamentos de casas e veículos, essas cobranças geram em torno de 2 bilhões de boletos de papel por ano. Mas essa montanha de papel pode ser reduzida em até 40% com a utilização de meios eletrônicos.
Com vistas à economia, praticidade e conveniência dos consumidores, a Febraban-Federação Brasileira de Bancos está desenvolvendo o DDA – Débito Direto Autorizado.
O DDA contribui com a preservação do meio ambiente evitando o desperdício de papel.
O novo sistema deve tirar de circulação em torno de 520 milhões de boletos físicos. Só para dar uma idéia, em 2007, circularam em torno de 1,3 bilhão de boletos pela Câmara Interbancária de Pagamento, 30% a mais, comparado ao ano anterior.
O DDA é mais uma inovação desenhada e implementada pela Febraban e os bancos associados para contribuir com maior produtividade e eficiência do sistema. No inicio da década de 90 foi inserido nos boletos ou bloquetos de cobrança o código de barras. Isso permitiu que a compensação fosse realizada de forma eletrônica, sem o trânsito do documento físico pela compensação. Mas, o cliente continuou recebendo em casa ou na empresa, os boletos em papel,
Agora, o DDA surge para facilitar o dia-a-dia das empresas, clientes e usuários. O sistema permitirá que todos os compromissos de pagamentos sejam recebidos eletronicamente, os valores das transações, serão automaticamente creditados na conta corrente dos clientes credores
.
fontes: febraban

Nenhum comentário: