Páginas

15 de set. de 2009

SCR (Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil)

O SCR (Sistema de Informações de Crédito do Bacen - Banco Central do Brasil) é um banco de dados sobre operações com características de crédito, cuja alimentação é feita mensalmente pelas Instituições Financeiras com o intuito de divulgar as consultas para concessão de crédito efetuadas conforme Resolução 3658/08 do Bacen.
Desta forma, desempenha papel importante na garantia da estabilidade do Sistema Finaceiro Nacional e na prevenção de crises, proporcionando maior transparência, pois o SCR tem por finalidade fornecer informações ao Bacen para fins de supervisão do risco de crédito a que estão expostas as instituições financeiras e propiciar o intercâmbio de informações entres essas instituições com o objetivo de subsidiar decisões de crédito e de negócios.

A inserção de dados no SCR depende de prévia autorização do Cliente os quais serão acessados por eles, pelo Bacen e pelas Instituições Financeiras com as seguintes intenções:
Bacen: obter informações precisas sobre as operações de crédito concedidas pelas Instituições Financeiras como meio de supervisionar o risco de crédito a que estão expostas, bem como para auxiliar a proteção dos recursos nelas depositados.
Instituições Financeiras: poder de avaliar a capacidade de pagamento dos Clientes, visando à cobrança de taxas de juros adequadas ao risco de crédito individualmente.
Cliente: acompanhar as informações a respeito de suas operações de crédito perante as Instituições Financeiras.
A Resolução 3658/08 estipula que todas as consultas ao SCR devem ser precedidas de expressa autorização do Cliente, os quais terão acesso às informações inseridas mediante cadastro no Sisbacen ou ainda perante a solicitação às Centrais de Atendimento ao Público do Bacen.
Somente a Instituição Financeira responsável pela inserção das informações poderá alterá-las ou excluí-las e, na hipótese de incorreção dos dados, o Cliente poderá solicitar a correção mediante requerimento por escrito direcionado à ela.
A disponibilidade dos dados do SCR é pelo prazo de 14 (quatorze) meses, e, na hipótese de solicitação de exclusão, o prazo pode ser de até 60 (sessenta) dias, conforme informado pelo Bacen em seu site –
www.bcb.gov.br .
Atendimento ao Público do Bacen – 0800.99.2345

Nenhum comentário: