Páginas

29 de mai. de 2009

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

Para envelhecer com qualidade é preciso não apenas ter boa condição física, como também manter ativa a vida social e afetiva. Daí expressão envelhecimento ativo, usada atualmente para referir-se ao caminho que conduz ao envelhecimento saudável. Atitudes recomendadas:
Cuidados com a mente: usar o cérebro(exercitá-lo com atividades mentais e intelectuais, realizar novas tarefas, ter novos desafios) reduz o risco de desenvolver doenças mentais ou, no mínimo, posterga o seu surgimento. O cuidador de idosos tem que usar a imaginação para propor atividades que mantenham a mente da pessoa idosa alerta: frequentar clubes, grupos de terceira idade, fazer palavras cruzadas, ler jornal, arranjos de flores, etc. são apenas algumas dicas.
Emoções: sentir-se amado é bem importante. A companhia de um animal de estimação poder fazer a diferença.
Atenção à saúde do corpo: em geral, é a parte mais lembrada. Doenças crônicas, como hipertensão não controlada, são riscos para problemas incapacitantes, como acidente vascular cerebral, e devem ser prevenidas bem antes de aparecer. Da mesma foram que problemas de audição, por exemplo, dificultam a comunicação como o mundo e podem levar ao isolamento social.
Atividades físicas: a prática pode retardar declínios funcionais, além de diminuir o aparecimento de doenças crônicas. E fundamental andar todos os dias e procurar a ajuda de fisioterapeutas antes que as dificuldades de locomoção aumentem. Exercício faz bem para o corpo e para a alma.
Alimentação: de forma gera, deve-se diminuir o sal na alimentação do idoso, pois com o envelhecimento o seu paladar diminui e a tendência é colocar muito sal na comida. A dieta com muita gordura(saturada) e com poucas frutas, legumes e verduras associada ao sedentarismo é o maior risco para doenças como pressão alta, obesidade e doenças cardiovasculares.

Nenhum comentário: