Páginas

25 de mai. de 2009

Cuide bem dos seus velhinhos...

Como diz Rubem Alves do Jornal Folha de São Paulo:
"Idoso é palavra de fila de banco e de supermercado; velho, ao contrário, pertence ao universo da poesia."

Mesmo os que não entendem por que"velho " é politicamente incorreto concordarão que há uma revolução demográfica no mundo: as pessoas estão vivendo mais tempo, menos gente está morrendo e menos gente está nascendo.
Resultado: a população está envelhecendo. Por essa razão, a tendência é aumentar a necessidade do chamaod cuidador, a pessoa que cuida do idoso.
Em todo o mundo, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais está crescendo mais rapidamente que a de qualquer outra faixa etária.
Entre 1970 e 2025, espera-se um crescimento de 223% na população acima dos 60, ou seja, cerca de 694 milhoes de idosos.
Em 2025, existirá um total de aproximadamente 1,2 bilhaõa de pessoas com mais de 60 anos, e até 2050, haverá 2 bilhões, sendo 80% noas países em desenvolvimento. em 1996, o brasileiro nascia com expectativa de viver até os 69 anos, hoje a expectativa de vida é de 72,4 anos.
Em média 40% dos indivíduos com 65 anos ou mais precisa de ajuda para realizar pelo menos uma tarefa diária, como fazer compras, cuidadr das finanças, preparar refeições e limpar a casa sendo que 10% deles precisa ser auxiliado nas tarefas básicas, como tomar banho, vestir-se, ir ao banheiro, alimentar-se, sendar e levantar de cadeiras e camas.

Problemas comuns que exigem paciência

Manias, preocupação com dinheiro, mesmo os que não precisariam se preocupar com isso, e repetição das mesmas frase e idéias são comuns e idosos. Além disso, nem sempre a pessoa com mais idade tem disposição para mudar. Um exemplo significativo dessa dificuldade é o uso de aparelhos para surdez. Se o idoso puder se beneficiar com eles, devem ser sugeridos bem antes de o problema ficar sério, quando será mais difícil aceitar a novidade.

Principais doenças crônicas

Doenças cardiovasculares;
Hipertensão;
Acidente vascular cerebral;
Diabetes;
Câncer;
Doença pulmonar obstrutiva crônica
Doenças musculoesqueléticas( como artrite e osteoporose);
Doenças neurológicas (como Alzheimer e Parkinson);
Cegueira e diminuição da visão social ou impossibilidade de interação social.

Tipos de incapacidades decorrentes de doenças

Físicas: dificuldade ou incapacidade para ouvir, falar, ser compreendido, lembrar fatos, andar.

Socias ou emocionais: diminuição da participação na vida socioeconômica e/ou emocional, com isolamento social ou impossibilidade de interação social.

fontes: Ipea, IBGE,

Nenhum comentário: