Páginas

18 de out. de 2008

Seja amigo da sua voz

Para uma boa comunicação
fale pausadamente. Falar rápido demais revela ansiedade e insegurança; devagar demais revela timidez ou falta de boa vontade.

Pronuncie bem as palavras, sem exagero, para ser melhor entendido e transmitir mais credibilidade.

Fale com boa intensidade- nem fraco nem forte demais.

Fale de forma modulada, com ritmo. A fala monótona causa desinteresse no ouvinte.

Contorne a polêmica. Se uma pessoa tiver opinião diferente da sua, seja sutil na contra-argumentação. Não ataque com frases como "não é bem assim", você não entende."Busque uma forma hábil de se colocar, como"entendo sua opinião e acredito que, além disso, deveríamos considerar que..."A partir daí, defenda sua posição.

Use o nome da pessoa durante a conversa, pois isso cria um vínculo mais pessoal, a pessoa fica mais confortável.

Evite erros e apoios de linguagem, que são palavras usadas de forma repetitiva e desnecessária
durante uma conversação, tais como "", "tá", "ok", "sabe?", "certo","tipo assim", "tá entendendo?", Essa prática mostra falta de preparo e de conhecimento da língua, além de cansar o ouvinte.

Outros erros comuns: "fazem tantos anos", "menas","a nível de","somos em seis" e "perca de tempo".

Proibido: uso incorreto da estrutura "vou estar + gerúndio" como "vou estar retornando sua ligação";"vou estar analisando seu pedido". Cansa e irrita o ouvinte.

Algumas curiosidades sobre a Voz:

Em 1999, o Brasil instituiu o Dia Nacional da Voz.
Em 2002, nos EUA, a Academia Americana de Otorrinolaringologia reconheceu oficialmente a data, que passo a ser chamada de Dia Mundial da Voz.

As cordas vocais femininas vibram, em média, cerca de 200 vezes por segundo, o que resulta em mais de 2 milhões de vezes ao dia, enquanto as masculinas vibram cerca de 120 vezes por segundo. Como as cordas vocais masculinas são mais grossas que as femininas elas vibram menos e, em consequência, o som produzido é mais grave.
As cordas vocais também envelhecem, e a percepção é mais nas mulheres, que, na menopausa, ganha uma voz mais grossa, devido às alterações hormonais.

Tira-teima

Agua gelada faz mal ?
Não para todos, ao contrário do que se propaga. Existe uma variação de sensibilidade entre as pessoas. Para algumas, beber gelado é indiferente; para outras, causa de irritação a rouquidão.
Mas tomar gelado quando se está falando é ruim para qualquer um. Numa conversa, as cordas vocais vibram em ritmo acelerado. Como ocorre com qualquer músculo, elas estão aquecidas. Em contato com o frio, elas perdem o condicionamento físico, o movimento é dificultado e, na fala, elas são mais exigidas.

Maçã faz bem

Sim. Está comprovado cientificamente que a maçã e também o salsão possuem propriedades adstringentes, limpam e diluem secreções.


Fontes:Academia Brasileira de Laringologia e Voz

Nenhum comentário: