Páginas

19 de jan. de 2010

CONHECENDO UM POUCO DA HISTÓRIA DO MP3

Primeiro eram os discos de 78 rotações feitos de cera, depois vieram os LPs de 33 rotações em vinil, que foram substituídos pelos CDs, e agora o som rola na rede no formato MP3.
O MP3 é um formato de arquivo de som que é a maior coqueluche da internet, porque permite arquivos de música relativamente pequenos e com qualidade de som bem razoável, embora inferior ao CD. Não precisa de vitrola nem de toca-CD, tudo acontece no computador.
Tudo começou em 2000 com o Napster, um programa criado para trocar arquivos MP3, que funcionava de forma bem simples e inteiramente grátis. O usuário baixava o programa da internet para o seu computador. E num clique encontrava sua música predileta, que podia estar em qualquer um dos milhões de computadores espalhados pelo mundo rodando o Napster. Depois era só baixar a música para o computador e escutar.
O Napster aterrorizou as poderosas gravadoras mundiais e deu muito trabalho a elas. Nessa operação de baixar a música não existe relação comercial entre o dono do arquivo do som e o usuário que o está recebendo, por isso não haveria necessidade de pagar direitos autorais. As gravadoras penaram para bloquear o Napster na Justiça.
Em 2001, depois de uma verdadeira batalha conseguiram parar o Napster. Mas não adiantou muito porque logo surgiram outros programas que faziam a mesma coisa ou algo parecido, e a música continua a fluir livremente pela internet.
Como toda vez que aparece alguma coisa revolucionária, as opiniões vão de um extremo a outro.
Tem gente falando que o CD vai acabar, que os artistas vão morrer de fome e por aí vai. Mas o que se vê não é nada disso. Nomes famosos do rock internacional foram os primeiros a colocar suas músicas na rede. E para muitas pessoas nada substitui o prazer de comprar um CD com um belo encarte e ouvir suas músicas prediletas num bom equipamento de som, com a qualidade de reprodução do CD, sentado confortavelmente em sua poltrona preferida.
fonte: consul

Nenhum comentário: