Páginas

13 de jun. de 2009

ALGUMAS TÉCNICAS PARA O ABANDONO DO TABACO

Por que as pessoas ainda fumam?
Há algumas razões:


  1. para muitas pessoas, o cigarro traz prazer e acalma;
  2. a dependência de nicotina é intensa;
  3. a síndrome de abstinência é forte;os sintomas(dor de cabeça, dificuldade de concentração, ansiedade, insônia, entre outros) são os que mais atrapalham o fumante;
  4. é um hábito aceito pela sociedade. Já foi muito incentivado pela propaganda.

Mas a batalha pode ser vencida. Existem três estratégias. Como as pessoas são diferentes, podem escolher qual a opção mais adequada para chegar ao fim da batalha com sucesso, ou seja, na condição de ex-fumante.

ESTRATÉGIA RADICAL - PARADA IMEDIATA

É o método ideal e, ao contrário do que se pensa, com bom índice de sucesso. Essa estratégia é bastante eficaz por que esta relacionada ao comprometimento da pessoa com um novo comportamento, um novo estilo de vida.

Como fazer: você define uma data e, nesse dia, não fuma mais nenhum cigarro.Você pode fazer uso da terapia de reposição de nicotina.

Vantagem: mostra para o fumante o seu grau de dependência. Se ele percebe que o desconforto é muito grande, parte para outra estratégia. Do contrário, se sente certa facilidade, segue firme no seu propósito

O que ajuda:

  • determine um dia para interromper de uma vez só o hábito; isso é essencial. Marque um dia longe de festas e datas especiais, quando será mais difícil ficar sem fumar. Não pare perto de casamentos, Natal e Ano Novo.
  • na véspera, antes de dormir, faça o ritual de passagem. Jogue fora cigarros, isqueiros,cinzeiros, se quiser. O importante é que esse ato, da separação do cigarro, fique gravado na sua memória. Faça o ritual de separação do cigarro na frente do filho, do cônjuge, do pai, ou seja, uma pessoa que vai entendê-lo e ajudá-lo na empreitada.
  • ao acordar, consuma os chamados substitutos da oralidade(balas, gomas de mascar, cravo da índia...), produtos que você possa mascar, porque ajudam a aliviar a vontade. Quando a pessoa fuma, ela ocupa a boca o dia todo,20 ou 40 vezes. E a sensação de falta muitas vezes é confundida.
  • aumente a atividade física. Não precisa virar atleta, caminhadas diárias são suficientes para produzir betaendorfina, substância que reduz a ansiedade, normalmente aumentada durante o tratamento, e que também melhora o sono, alterado no período de abstinência.

ESTRATÉGIA GRADUAL

Solução válida para pessoas que fumam muito, mais de 25 ou 30 cigarros diários. Útil para preceder a parada abrupta. Faça um período de parada gradual e depois parta para a estratégia, radical, ou seja,o seu dia, e não o do cigarro.

Nessa estratégia, você também pode ser ajudado pela terapia de reposição de nicotina.

Como fazer: vá reduzindo aos poucos o número de cigarros consumidos. Se fuma 30 cigarros por dia, no primeiro dia fume os 30 usuais; no segundo, fume 25;no terceiro,20;no quarto,15 e assim por diante.

Outro modo de fazer:retarde a hora do primeiro cigarro. Se no primeiro dia você começa a fumar às 9 horas da manhã, no segundo, fume às 11 horas; no terceiro,às 13 hora; e assim por diante.

6 de jun. de 2009

COISAS DA NATUREZA......

Se você ficar gritando por 8 anos, 7 meses e cinco dias, terá produzido energia sonora suficiente para aquecer uma xícara de café.
(Não parece valer a pena.)
Se você peidar constantemente durante 6 anos e 9 meses, terá produzido gás suficiente para criar a energia de uma bomba atômica.
(Agora sim!)
O coração humano produz pressão suficiente para jorrar o sangue para fora do corpo a uma distância de 10 metros.
(Uau!)
O orgasmo de um porco dura 30 minutos.
(Porque a natureza foi tão generosa logo com o porco?)
Uma barata pode sobreviver 9 dias sem sua cabeça até morrer de fome.
(Ainda não consegui esquecer o porco)
Bater a sua cabeça contra a parede continuamente gasta em média 150 calorias por hora.
(Não tente isso em casa; talvez no trabalho!)

O louva-Deus macho não pode copular enquanto a sua cabeça estiver conectada ao corpo. A fêmea inicia o ato sexual arrancando-lhe a cabeça.
(Taí a origem do ditado: perde-se a cabeça por um bom ....').
A pulga pode pular até 350 vezes o comprimento do próprio corpo. É como se um homem pulasse a distância de um campo de futebol.
(Trinta minutos...que porco sortudo! Dá pra imaginar?)
O bagre tem mais de 27 000 papilas gustativas.
(O que é que pode haver de tão saboroso no fundo de um rio?)
Alguns leões se acasalam até 50 vezes em um dia.
(Que porco sortudo... qualidade é melhor que quantidade!).
As borboletas sentem o gosto com os pés.
(Isso eu sempre quis saber).
O músculo mais forte do corpo é a língua.

(Hmmmmmmmm...)
Pessoas destras vivem em média 9 anos mais do que as canhotas.
(E se a pessoa for ambidestra?)
Elefantes são os únicos animais que não conseguem pular.
(E é melhor que seja assim!)
A urina dos gatos brilha quando exposta à luz negra.

(E alguém foi pago para descobrir isso?!)
O olho de um avestruz é maior do que o seu cérebro.
(Conheço gente assim)
Estrelas-do-mar não têm cérebros.
(Conheço gente assim também)
Ursos polares são canhotos.
(Se eles começarem a usar o outro lado, viverão mais)
Seres humanos e golfinhos são as únicas espécies que fazem sexo por prazer.
(E aquele porco???)

4 de jun. de 2009

REGRAS BÁSICAS PARA QUEM CUIDA DE IDOSOS

Ser um cuidador é um ato de amor, uma tarefa nobre, mas complexa. Nem sempre o cuidador escolheu esse papel, mas por vários motivos tem que exercê-lo e precisa se conscientizar disso para desempenhar bem a sua função. As vezes, ele nem se percebe como um cuidador. Muitas vezes, não são só os pais que requerem cuidados, mas uma tia que mora em outra casa ou um irmão mais velho que não se casou. Quase sempre é a mulher(esposa, filha ou nora) que assume essa posição, mas não somente. Para atender adequadamente é preciso avaliar bem a situação do idoso, que nem sempre precisa só se locomover ou tomar um remédio na hora certa. A necessidade pode ser continuar participando afetivamente dessa família, das decisões, das festividades, enfim, ter seu lugar garantido.
  • Aquele que acaba sendo o responsável pelos cuidados do idoso deve ser um pessoa dotada de paciência. Além disso, precisa ter claro quais são as reais necessidades do idoso: se ele precisa apenas de um acompanhante, se ele exige assistência para algumas atividades ou se precisa de auxílio para realizar tudo.
  • Para o bem-estar de ambos-idoso e cuidador, é importante buscar orientação sobre como realizar as tarefas que terá pela frente. O que parece fácil (passar o doente da cama para a cadeira de rodas, por exemplo) pode se transformar numa tarefa complicada e trabalhosa se o cuidador não conhece a técnica mais adequada. Esse aprendizado pode ser feito com um profissional especializado, como um enfermeiro ou um outro cuidador.
  • Divida o trabalho com mais pessoas da família. Se puder, divida com cuidadores profissionais. Estudos mostram que, quanto maior a demanda do paciente e quanto mais o cuidador assume sozinha as tarefas, maior o risco de ele sofrer do chamado estresse do cuidador.
  • Inclua a atividade de cuidador na rotina da sua vida, e não faça o contrário, substituir a rotina pela tarefa de cuidador. Isso é muito comum e traz danos ao cuidador.

1 de jun. de 2009

QUANTOS ANOS VOCÊ TEM?




Um médico estava em sua caminhada matinal quando viu uma velinha sentada no degrau de sua varanda fumando um cigarro.
Curioso ele perguntou:
- Não pude deixar de notar como a senhora parece feliz! Qual o seu segredo?
Ela falou continuadamente:
- Fumo 10 cigarros por dia; bebo três garrafa de Jack Daniels toda semana; frequento boates quase todas as noites; antes de ir pra cama fumo um grande baseado; durmo pouco; só como besteiras; tomo pílulas; faço sexo e não faço nenhum exercício físico.
O médico espantado:
- Isso é extraordinário! Quantos anos a senhora tem?
- Trinta e quatro, ela respondeu !!!!!!!