Páginas

13 de jun. de 2009

ALGUMAS TÉCNICAS PARA O ABANDONO DO TABACO

Por que as pessoas ainda fumam?
Há algumas razões:


  1. para muitas pessoas, o cigarro traz prazer e acalma;
  2. a dependência de nicotina é intensa;
  3. a síndrome de abstinência é forte;os sintomas(dor de cabeça, dificuldade de concentração, ansiedade, insônia, entre outros) são os que mais atrapalham o fumante;
  4. é um hábito aceito pela sociedade. Já foi muito incentivado pela propaganda.

Mas a batalha pode ser vencida. Existem três estratégias. Como as pessoas são diferentes, podem escolher qual a opção mais adequada para chegar ao fim da batalha com sucesso, ou seja, na condição de ex-fumante.

ESTRATÉGIA RADICAL - PARADA IMEDIATA

É o método ideal e, ao contrário do que se pensa, com bom índice de sucesso. Essa estratégia é bastante eficaz por que esta relacionada ao comprometimento da pessoa com um novo comportamento, um novo estilo de vida.

Como fazer: você define uma data e, nesse dia, não fuma mais nenhum cigarro.Você pode fazer uso da terapia de reposição de nicotina.

Vantagem: mostra para o fumante o seu grau de dependência. Se ele percebe que o desconforto é muito grande, parte para outra estratégia. Do contrário, se sente certa facilidade, segue firme no seu propósito

O que ajuda:

  • determine um dia para interromper de uma vez só o hábito; isso é essencial. Marque um dia longe de festas e datas especiais, quando será mais difícil ficar sem fumar. Não pare perto de casamentos, Natal e Ano Novo.
  • na véspera, antes de dormir, faça o ritual de passagem. Jogue fora cigarros, isqueiros,cinzeiros, se quiser. O importante é que esse ato, da separação do cigarro, fique gravado na sua memória. Faça o ritual de separação do cigarro na frente do filho, do cônjuge, do pai, ou seja, uma pessoa que vai entendê-lo e ajudá-lo na empreitada.
  • ao acordar, consuma os chamados substitutos da oralidade(balas, gomas de mascar, cravo da índia...), produtos que você possa mascar, porque ajudam a aliviar a vontade. Quando a pessoa fuma, ela ocupa a boca o dia todo,20 ou 40 vezes. E a sensação de falta muitas vezes é confundida.
  • aumente a atividade física. Não precisa virar atleta, caminhadas diárias são suficientes para produzir betaendorfina, substância que reduz a ansiedade, normalmente aumentada durante o tratamento, e que também melhora o sono, alterado no período de abstinência.

ESTRATÉGIA GRADUAL

Solução válida para pessoas que fumam muito, mais de 25 ou 30 cigarros diários. Útil para preceder a parada abrupta. Faça um período de parada gradual e depois parta para a estratégia, radical, ou seja,o seu dia, e não o do cigarro.

Nessa estratégia, você também pode ser ajudado pela terapia de reposição de nicotina.

Como fazer: vá reduzindo aos poucos o número de cigarros consumidos. Se fuma 30 cigarros por dia, no primeiro dia fume os 30 usuais; no segundo, fume 25;no terceiro,20;no quarto,15 e assim por diante.

Outro modo de fazer:retarde a hora do primeiro cigarro. Se no primeiro dia você começa a fumar às 9 horas da manhã, no segundo, fume às 11 horas; no terceiro,às 13 hora; e assim por diante.

Nenhum comentário: