Páginas

15 de jul. de 2009

ENTENDA A HOMEOPATIA

Um tratamento complementar, cada vez mais a homeopatia ganha o respeito e a aceitação da sociedade, além de ter conquistado o importante reconhecimento da medicina tradicional, tanto como tratamento complementar quanto terapeuta que cura e previne doenças. Mas a homeopatia não se apresenta como uma prática soberana, que pode reinar sozinha, substituindo todas as terapias convencionais para curar todas as doenças-capacidade, aliás, que nenhuma especialidade médica possui. Conheça um pouco sobre esse método de tratamento que tem como um dos principais diferenciais o foco no paciente de forma integral.

Homeopatia é uma especialidade médica reconhecida pelo conselho federal de Medicina desde 1980. Foi desenvolvida no final do século 18 pelo médico alemão Samuel Hahnemann. No entanto, em 460 a.C; Hipócrates, conhecido como o pai da medicina, já defendia o princípio essencial da homeopatia: a de que as enfermidades poderiam ser curadas por meio da "lei dos semelhantes".

A cura pelos semelhantes
O tratamento se baseia no princípio do "semelhante cura o semelhante"(parecido com o das vacinas). Isso significa que a doença deve ser tratada com uma substância capaz de produzir sintomas semelhantes aos que o paciente está tendo.

Como ela entende da doença?

Para a homeopatia, todos os seres vivos possuem a chamada"força vital"- termo usado na época por Hahnemann - ou resistência, espécie de energia responsável por manter a saúde em dia, coordenando as defesas do corpo contra a doença. Quando a suscetibilidade da pessoa fica muito alterada, eclode a doença. Essa situação poder ser causada por um conjunto de fatores, como hábitos de vida não saudáveis, doença hereditária e emoções muito intensas devido à perda de parentes, injustiças, abandono ou violência, por exemplo. E cada pessoa é afetada de forma diferente - essa é a chave do processo, que leva o médico a dar orientações específicas ao paciente.

Tratamento foca o indivíduo

A homeopatia tem uma outra forma de entender o tratamento da doença: em vez de atacar o agressor, ela aumenta ou melhora a resistência da pessoa, ou seja, a resposta do organismo contra a enfermidade.

Medicamento Individual

Cada paciente também acaba tendo o seu próprio medicamento homeopático. Ele é usado apenas durante o tempo em que durar a sua eficácia, tanto pra prevenir como para tratar o mal-estar ou a doença.

Que doenças a homeopatia trata

  • Doenças crônicas, como enxaqueca e transtornos da menopausa, e doenças agudas, como amidalites, otites e sinusites.
  • Não existem estudos definitivos, mas a experiência mostra que a homeopatia é muito eficiente em alergias, distúrbios emocionais e comportamentais, doenças psicossomáticas, doenças infecciosas agudas e crônicas e doenças reumáticas auto-imunes e hormonais.
  • Em alguns casos, a homeopatia funciona como tratamento agregado e não como o principal. Câncer e distúrbios metabólicos graves, como diabetes descompensada, são alguns deles.

Quem pode exercer?

  • O homeopata tem que ser médico e ter o título de especialista - o site da Associação Médica Homeopática Brasileira traz a relação desse profissionais no Brasil(www.amhb.org.br)
  • Dentista: a homeopatia é uma prática habilitada na odontologia.
  • Veterinário: a homeopatia é também especialidade na medicina veterinária.

Atendimento no SUS

O SUS - Sistema Único de saúde - já oferece o tratamento homeopático em alguns postos do país, dentro da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que está sendo implantada. Além disso, vários hospitais públicos fazem atendimento médico homeopático. E o caso do Hospital das Clíncias, Hospital São Paulo e Hospital do Servidor Público Municipal, todos em São Paulo.

Um comentário:

disse...

Aposte na Homeopatia busque informações de apoiantes e de cépticos.

http://aphomeopatia.weebly.com/

APH -Associação Portuguesa de Homeopatia

Em breve, no You tube