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5 de jul. de 2008

Saiba o que fazer em caso de furto ou roubo do seu celular?



O celular já faz parte da vida de muitos braileiros, que carregam não apenas a agenda de contatos como também informações pessoais de seus usuários. Por ser um bem que acompanha as pessoas, o roubo ou furto do aparelho pode trazer uma série de transtornos. Como ninguém está livre de passar por isso, fique atento às dicas do que fazer nessas situações para reduzir o impacto das perdas.
Vale lembrar que nenhuma das recomendações a seguir vai proteger você de perder os seus contatos salvos. Os especialistas aconselham todos os usuários de celular a criar o hábito de fazer backup de sua agenda, transferindo os dados para o computador.
O usuário que não quiser fazer esse trabalho, tem a opção de contratar o gerenciamento de agenda oferecido pelas operadoras. Os dados ficam hospedados no servidor da sua prestadora e disponíveis para download, mediante pagamento de uma tarifa, que varia de acordo com a companhia de celular.

Bloqueio da linha
A primeira medida que você deve tomar em caso de roubo ou furto do seu celular é notificar a sua operadora. Essa comunicação deve ser feita o quanto antes para que a linha seja bloqueada.
Em caso de celulares pós-pagos, é essencial que a ligação seja feita imediatamente, para evitar futuramente dores de cabeça com a conta. O bloqueio da linha pode ser feito pelo telefone de atendimento ao consumidor de sua operadora, que vai solicitar alguns dados cadastrais para realizar essa operação. Por lei, a linha pode ficar bloqueada por até 120 dias antes de ser liberada para o uso por outro cliente, embora cada operadora tenha liberdade de permitir um prazo maior.
É importante você desbloquear sua linha dentro do prazo para evitar a perda do seu número. Com a compra de um aparelho novo, a linha é resgatada na própria loja.Será preciso comprar, além de um novo aparelho, um SIM Card em branco, que funcionará como o chip antigo.
Faça BO
Depois de comunicar a perda de seu celular, o próximo passo é registrar o Boletim de Ocorrência (BO) em uma delegação de polícia.Além de o BO ser um documento importante para apresentar à sua operadora, ele prova que o celular não estava mais com você, caso seja usado para prática de algum crime ou indevidamente.
Trave o aparelho
Um celular GSM roubado precisa de apenas de um novo chip para funcionar normalmente, o que tem contribuído para o aumento da venda ilegal de aparelho. Portanto, o assinante tem a opção de, além de bloquear a linha, travar o seu terminal para que o ladrão não possa utilizá-lo.
Para travar o seu celular depois de roubado, você precisa ter em mãos o BO e o número de série que é a Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI). Esse código é único pode ser encontrado de quatro maneiras diferentes: na parte de trás do celular, embaixo da bateria; discando *#06# no teclado do telefone; na caixa ou na nota fiscal do aparelho.
Os especialistas aconselham aos usuários que ao comprarem um novo aparelho anotem o seu número de série e guardem. Essa operação é bem simples. Basta digitar os códigos mencionados acima que aparecerá no visor os algarismos do seu IMEI. Em caso de furto ou roubo informe esses dados para operadora que poderá de posse do BO bloquear o terminal. Assim mesmo que você não recupere o telefone, quem tiver de posse dele não poderá utilizá-lo com outro chip.
Caso você recupere o seu celular roubado ou furtado de alguma forma, o procedimento é diferente. É preciso levar o documento de baixa do BO até uma loja da sua operadora para que o aparelho possa ser usado novamente.
Todas as operadoras recomendam que o cliente guarde a caixa ou a nota fiscal do aparelho. Veja a seguir os telefones para bloqueio de celular das principais operadoras:
Claro: 1052

Oi: 1057

Vivo: 1058

TIM: 0800-741-4141. Usuários corporativos devem discar 0800-741-0041

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