Páginas

4 de set. de 2013

PREVENÇÃO DE DOENÇAS BUCAIS

Mesmo apresentando um grande número de dentistas por habitante, ainda são altíssimos os índices de cárie e de doenças de gengiva em nosso país.
Melhor que remediar posteriormente através da odontologia curativa, é preciso criar o hábito da prevenção, que no caso das doenças da boca, envolve medidas bastante simples, mas que devem ser colocadas em prática todos os dias.
Alimentação
A alimentação é a base de uma vida saudável e isto se aplica também à saúde bucal. Evite alimentos cariogênicos(que provocam cáries). Dê preferência às frutas, às verduras, aos legumes (inclusive crus, que precisam ser bem mastigados e ajudam na limpeza dos dentes), aos alimentos ricos em fibras (que regulam o funcionamento do intestino) e às proteínas (ovos, carnes e peixes). Evite alimentos muito condimentados, artificiais ou ácidos. Beba bastante água.

Álcool e cigarros
Estes são os grandes inimigos da saúde bucal. Consumir álcool em excesso, altera todo o equilíbrio da flora bacteriana da mucosa bucal, prejudicando língua, dentes e gengiva, tornando-os feios e vulneráveis ao surgimento de lesões. Também o uso prolongado do tabaco, com a liberação de suas substâncias reconhecidamente cancerígenas, deve ser evitado.

Auto-exame
Fique em frente a um espelho, abra bem a boca e examine a gengiva, os dentes e a língua. Com a pontas dos dedos, pressione os lábios e as bochechas. Fique atendo a feridas que demoram mais de 15 dias para cicatrizar, nódulos, manchas com cores diferentes que não desaparecem, sangramentos, áreas dormentes, amolecimento de dentes e enrijecimento da língua. Procure fazer este auto-exame regularmente.

Visitas ao dentista
Também é necessário fazer visitas regulares ao dentista. O indicado é que a cada seis meses seja marcada uma consulta para exames de rotina. Além de garantir a sua saúde, evita o agravamento de possíveis problemas, diminuindo inclusive os custos de eventuais tratamentos.

Nenhum comentário: