Páginas

27 de mar. de 2009

O que pode e o que não pode ser deduzido do Imposto de Renda:

Despesas médicas Gastos com clínicas, hospitais, médicos e plano de saúde para titular ou dependentes. Não há limite de valor para as deduções. Despesa odontológica também é despesa médica; gastos com medicamentos ou clínicas veterinárias não podem ser inclusos.
Despesas de outras pessoas pagas pelo contribuinte (como consultas médicas de parentes ou amigos) não podem ser abatidas; só se forem contas de dependentes.

Gastos com educação
O pagamento de mensalidades e anuidades escolares para cursos de educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, cursos de pós-graduação e cursos técnicos profissionalizantes. O valor-limite a ser abatido é de R$ 2.592,29 por titular ou dependente incluído na declaração.
Não podem ser informados gastos com atividades extracurriculares como escolas de idiomas, artes, esportes e cursos paralelos; Cursos preparatórios para vestibular ou concursos.Despesas com material escolar, viagens para fins de estudo, uniforme, transporte, material escolar e didático, aquisição de máquina de calcular e de microcomputador também não podem ser deduzidas.

Previdência
Podem ser informado os gastos com contribuições à previdência oficial, privada e Fapi, limitada a 12% do total dos rendimentos do ano.

Pensão alimentícia
Podem ser deduzidos os valores pagos durante o ano. O contribuinte vai precisar dos recibos dos pagamentos assinados por quem recebeu o benefício. Sem limites de valor.

Despesas do livro caixa
Profissionais liberais que utilizam livro caixa para registrar os ganhos e despesas ligadas à sua atividade profissional deverão declará-las em um programa específico, o carnê-leão, disponível para download no site da Receita Federal.
Depois de informar e salvar as entradas e saídas de caixa mês a mês, vá ao menu “ferramentas” e clique na opção “exportar”. Depois vá ao programa IRPF e escolha a opção “exportar”. As informações serão transferidas para o programa.
“Um dentista, por exemplo, pode deduzir as despesas do consultório com água, luz, salário de funcionário”,
Obs. Ao incluir dependentes você deve informar os rendimentos recebidos por ele. Informe na ficha de “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelo Dependente” os valores recebidos pelos dependentes.

Nenhum comentário: