Páginas

29 de jul. de 2007

LIXO É LUXO


Um ser humano produz, aproximadamente, 3 Kg de lixo por dia. Só no Brasil são 240 mil toneladas de lixo por dia. Esse volume se deve ao aumento de poder aquisitivo e ao perfil do consumidor: quanto mais produtos industrializados são consumidos, mais lixo é produzido. É possível diminuir o volume de lixo.
conheça algumas maneiras:
REDUZIR - Diminuir o uso de embalagens descartáveis e evitar o desperdício de alimentos, água e energia.

REUTILIZAR - Use a criatividade e reutilize embalagens, papel e recipientes.

RECICLAR - O que realmente não foi possível diminuir e reutilizar deve ser encaminhado para reciclagem.

MATERIAIS DIFÍCEIS DE DESCARTAR - O isopor é um deles. Tem grande volume e peso baixo, já que 90% é ar. O custo-benefício ainda é baixo. A Escola Politécnica da USP esta pesquisando novas tecnologias para reciclagem de materiais difíceis de descartar como pilhas e telas de cristal líquido.

SÓ 135 DOS 5.561 MUNICÍPIOS BRASILEIROS FAZEM COLETA DE LIXO SELETIVA - Colabore com a prefeitura nessa ação e, se sua cidade não tem esse serviço, veja o que é possível
fazer para transformá-la em cidade ambientalmente correta.

CADA 50 Kg DE PAPEL reciclado evita que uma árvore seja cortada.

CADA 50 Kg DE ALUMÍNIO reciclado, evita que sejam extraídos cerca de 5 mil Kg de bauxita.

Mais informações: www.lixo.com.br

CHEQUE PRÉ-DATADO

O objetivo é alertar e esclarecer um pouco sobre os cheques pré-datado, pois ele é amplamente utilizado no nosso país e alguns usam para realizar sonhos, mas pode também tirar o sono. Trata-se de uma "invenção brasileira". O cheque pré-datado, na verdade, é uma operação de crédito informal. O consumidor parcela uma compra, dando como garantia os cheques pré-datados.
CARACTERÍSTICAS GERAIS: Apesar de ser uma modalidade comum de Parcelamento das compras, ela não está prevista em Lei. Para todos os efeitos, o cheque é sempre um pagamento à vista. Tanto que, se o varejista apresentar o cheque antes da data de vencimento, o documento é descontado normalmente. E,se não houver fundos, o cheque é devolvido e o consumidor vai ter todos os problemas como qualquer outro emissor de cheque sem fundo.
QUANDO USAR:Utilize o cheque pré-datado para fazer compras quando você não possuir o dinheiro à vista, mas sabe que receberá o valor até a data combinada para pagamento. Outra opção é utilizar o "cheque pré" para parcelar a compra de um bem ou serviço em duas ou mais vezes, por exemplo: Faltam 10 dias para você receber seu pagamento, mas seu carro deu problemas e você não pode ficar a pé. Se a oficina permitir, fazendo um cheque pré-datado para o dia do seu pagamento, você conserta o carro e paga quando seu salário estiver na conta.
DICA: Apesar de o Banco Central não reconhecer o cheque pré-datado, os órgãos de defesa do consumidor interpretam que ele é um contrato entre as partes e que deve ser respeitado. Para conseguir este direito, você deve deixar registrado este contrato verbal. Por exemplo, peça para que a loja anote os números dos cheques e as datas de vencimento na nota fiscal ou no recibo do pedido. Faça sempre cheques nominais à loja. Assim, você terá como tentar um ressarcimento de eventuais prejuízos caso as datas não sejam respeitadas.
fique atento....