Páginas

12 de set. de 2013

ESTRESSE
















O estresse não acontece de uma única vez, ele age de forma cumulativa. Se os fatores estressores permanecerem , o organismo não terá tempo de se recuperar e acumulará reações que podem desencadear um série de complicações. Diacordo com o médico Hans Selye existem três fases:

Fase 3 - Exaustão
Se a reação aos agentes estressores permanecer surgem doenças físicas, mentais e emocionais, hipertensão arterial, úlceras gástricas, insuficiência renal, infarto, derrame, síndrome do pânico, depressão, entre outras.

Fase 2 - Resistência
Maior ênfase aos fatores psicossociais, como irritabilidade, impaciência, mau humor e hostilidade. Dificuldades de memória, falta de concentração, redução da libido. Dores de cabeça, gripes e resfriados mais constantes. Problemas de pele, como dermatites e queda de cabelo.

Fase 1 - Alerta
É a fase em que o metabolismo se acelera e o estresse tanto pode ser positivo como negativo. Sensação de força, vigor, disposição, Tensão muscular, taquicardia, boca seca, mãos frias e suadas.

Atitudes positivas no manejo do estresse

Auto-avaliação
O equilíbrio emocional é um fator determinante. Uma reflexão sobre os esquemas pessoais sempre ajuda a identificar áreas estressoras. É preciso conhecer o que está causando angústia ou ansiedade, reavaliar o modo como você está se relacionando com as outras pessoas, consigo mesmo, com os problemas do cotidiano e, se preciso, adotar uma nova atitude em relação a eles.
Alimentação
É ela que fornece ao organismo o substrato para se equilibrar e recuperar as vitaminas e os nutrientes usados nos momentos de maior estresse. Procure ter uma dieta à base de alimentos mais saudáveis e naturais, com muitas frutas e verduras. Diga não definitivamente ao cigarro, ao excesso de doces, de bebidas alcoólicas e de comidas gordurosas. Beba bastante água.
Relaxamento
Relaxar é fundamental para eliminar o excesso de adrenalina do organismo. As técnicas orientais são excelentes para se desligar do mundo, trazendo bem-estar. As horas de repouso também são sagradas. Respeite o seu sono e durma.
Movimento Corporal
Cada vez que nos exercitamos, uma substância chamada endorfina é descarregada em nossa corrente sanguínea. Além da sensação de prazer, ela nos deixa mais dispostos e com energia extra para encarar o dia a dia. É um bom exemplo de estresse positivo, que ajuda a controlar os efeitos do estresse negativo. Exercite-se ande de bicicleta, caminhe ou nade.
Lazer
Passei, conheça lugares novos, saia com os amigos, frequente parques, assista a filmes, leia um livro, viaje. Em casa tenha um hobby, vale qualquer coisa, desde que você sinta prazer naquilo que está fazendo.
Bom Humor
Cientificamente está comprovado que uma pessoa alegre e bem-humorada é mais resistente às doenças e aos efeitos negativos do estresse. Isso ocorre porque o riso desencadeia reações que aumentam a frequência cardíaca e o oxigênio no sangue, diminuindo a pressão arterial e a tensão muscular. O resultado é uma sensação de prazer e bem-estar. Rir, além de demonstrar uma atitude positiva diante da vida, descontrai, alivia as tensões e humor e a raiva. É preciso perceber que, mesmo os adultos precisam de espaço para o riso, ele é um grande elemento facilitador do bom convívio social e da superação de dificuldades.

10 de set. de 2013

ASSAR A PIZZA NO FORNO A LENHA FAZ DIFERENÇA

No forno a lenha, a madeira em combustão exala vapores aromáticos que se impregnam na pizza, devido a isso a pizza fica levemente defumada. Além disso os fornos  a lenha tem uma vantagem adicional , a temperatura  fica constantemente em 550 graus, já os fornos  caseiros a gás fica em torno de 300 graus.  Assada mais rapidamente a massa fica crocante por fora e macia por dentro, No entanto é possível reproduzir ou até superar a temperatura do forno a lenha nos equipamentos profissionais que não usam madeira , há fornos elétricos ou a gás  que atingem temperaturas de até mil graus, mas o que importa é o que sai na fumaça. Diferentes tipos de lenha fazem pizzas com gostos diferentes, No brasil a lenha mais usada é eucalipto de reflorestamento, enquanto na Itália o normal é aproveitar galhos de carvalho, dizem que a pizza Italiana é mais saborosa quando assada nos fornos com madeiras de carvalho.

4 de set. de 2013

PREVENÇÃO DE DOENÇAS BUCAIS

Mesmo apresentando um grande número de dentistas por habitante, ainda são altíssimos os índices de cárie e de doenças de gengiva em nosso país.
Melhor que remediar posteriormente através da odontologia curativa, é preciso criar o hábito da prevenção, que no caso das doenças da boca, envolve medidas bastante simples, mas que devem ser colocadas em prática todos os dias.
Alimentação
A alimentação é a base de uma vida saudável e isto se aplica também à saúde bucal. Evite alimentos cariogênicos(que provocam cáries). Dê preferência às frutas, às verduras, aos legumes (inclusive crus, que precisam ser bem mastigados e ajudam na limpeza dos dentes), aos alimentos ricos em fibras (que regulam o funcionamento do intestino) e às proteínas (ovos, carnes e peixes). Evite alimentos muito condimentados, artificiais ou ácidos. Beba bastante água.

Álcool e cigarros
Estes são os grandes inimigos da saúde bucal. Consumir álcool em excesso, altera todo o equilíbrio da flora bacteriana da mucosa bucal, prejudicando língua, dentes e gengiva, tornando-os feios e vulneráveis ao surgimento de lesões. Também o uso prolongado do tabaco, com a liberação de suas substâncias reconhecidamente cancerígenas, deve ser evitado.

Auto-exame
Fique em frente a um espelho, abra bem a boca e examine a gengiva, os dentes e a língua. Com a pontas dos dedos, pressione os lábios e as bochechas. Fique atendo a feridas que demoram mais de 15 dias para cicatrizar, nódulos, manchas com cores diferentes que não desaparecem, sangramentos, áreas dormentes, amolecimento de dentes e enrijecimento da língua. Procure fazer este auto-exame regularmente.

Visitas ao dentista
Também é necessário fazer visitas regulares ao dentista. O indicado é que a cada seis meses seja marcada uma consulta para exames de rotina. Além de garantir a sua saúde, evita o agravamento de possíveis problemas, diminuindo inclusive os custos de eventuais tratamentos.