Páginas

10 de ago. de 2013

VITAMINAS











Aliadas da saúde, as vitaminas são micronutrientes essenciais à vida. Exercem um papel fundamental, regulam o metabolismo das células, responsáveis pelo crescimento, desenvolvimento e manutenção do organismo e auxiliam no controle e na prevenção de diversas doenças. Nosso organismo não produz vitaminas, por isso devemos adquiri-las diariamente com uma alimentação balanceada e, preferencialmente, rica em frutas, vegetais e grãos. É fácil encontrar em farmácias um infinidade de complexos multivitamínicos suplementares, mas o consumo desses produtos deve ser feito apenas por recomendação e sob acompanhamento médico, quando for diagnosticada sua real necessidade. A ingestão excessiva de vitaminas pode trazer efeitos negativos à saúde e agravamento de quadros patológicos. Ou seja, o consumo excessivo pode trazer mais danos do que benefícios ao organismo. Por outro lado, gestantes, crianças e adolescentes têm necessidades diferentes e podem precisar de doses maiores, que devem ser prescritas apenas por um especialista. 
O que podemos fazer para equilibrar nossa nutrição é cuidar melhor do que comemos. Dar preferência aos alimentos mais naturais e variar a nossa dieta com muitas frutas, cereais, legumes e verduras, além de carnes e peixes. 
É no equilíbrio entre esses alimentos que encontraremos todas as vitaminas de que precisamos para ter resistência física e disposição para enfrentar nosso dia-a-dia.

PRINCIPAIS VITAMINAS
A   - Importante para a manutenção dos tecidos, ossos, dentes e olhos. Reforça o sistema imunológico
Encontrada em: Figado, leite e derivados, vegetais amarelos(cenoura, mamão, pêssego, etc.) e verde-escuros(couve, agrião, brócolis,espinafre)

B1 - Produção de energia a partir dos açucares. Atua no crescimento, controla o apetite, auxilia a digestão e fortalece os nervos
Encontrada em: Carnes, cereais, legumes, verduras e levedura de cerveja.

B2 - Atua no metabolismo energético, na conservação dos tecidos e na fisiologia ocular.
Encontrada em: Leite e derivados, carnes, verduras e legumes, cereais integrais.

B6 - Reforça o sistema imunológico, tem ação antidepressiva e sobre a tensão pré-menstrual. Atua contra anemia e lesões da pele.
Encontrada em: Gérmen de trigo, semente de girassol, arroz integral, nozes, fígado

B12 - Regeneração dos glóbulos vermelhos(hemácias). Ajuda na prevenção da anemia e de doenças cardíacas.
Encontrada em: Fígado, carne, peixes, frutos do mar, leite e ovos.

C  - Importante para a integridade de vasos sanguíneos e tecidos, formação de dentes e ossos, aumento da resistência a infecções e da capacidade de cicatrização.
Encontrada em: Frutas cítricas(laranja, tangerina, limão, etc.), goiaba, caju, manga, acerola, abacaxi, banana, morango, tomate, verduras cruas, repolho, pimentão.

D  - Sob ação da luz solar, as pré-vitaminas existentes na pele transformam-se em vitamina D e ajudam na absorção de cálcio e na formação da estrutura óssea.
Encontrada em: Alimentos de origem animal, fígado, leite e derivados, ovos(gema), peixes(atum, salmão e sardinha), óleo de fígado de bacalhau.

E  - Antioxidante natural que protege as células da ação dos radicais livres(envelhecimento). Auxilia na prevenção de doenças como câncer, arteriosclerose e doenças cardiovasculares.
Encontrada em: Óleos e azeites vegetais, castanhas, gérmen de trigo, leite e derivados, ovos(gema).

K  - Auxilia o organismo na absorção de gorduras e na produção da protrombina, essencial no mecanismo de coagulação do sangue.
Encontrada em: Fígado e verduras como brócolis, repolho, alface e cereais integrais.