Páginas

29 de dez. de 2011

DIFERENÇA ENTRE CONEXÃO HDMI E CONEXÃO DE ALTA DEFINIÇÃO


Quando você liga uma TV LCD a um Blu-ray, por exemplo, através de um cabo analógico (RCA ou Video Componente) o sinal é convertido duas vezes, ao sair do Blu-ray ele ´le transformado de digital para analógico e ao entrar na TV é novamente convertido de analógico para digital.A experiência que seria de primeira linha volta ao seu nível norma, como há dez anos.

A conexão HDMI foi criada em conjunto pelas empresas Hitachi, Matsushita (Panasonic/National/Technics), Philips, Silicon Image, Sony, Thomson (RCA) e Toshiba com o objetivo de eliminar essa conversão desnecessária entre dois equipamentos digitais.

HDMI,quer dizer High-Definition Multimedia Interface, ou seja, Interface Multimídia de Alta Definição. É a conexão das conexões. A top de linha!

Em vez de utilizarmos vários cabos e conectores, apenas um cabo passa todas as informações já em formato digital direto para sua TV sem que o sinal perca um bit nesse processo.

Como Funciona

As conexões HDMI utilizam um protocolo chamado TMDS, Sinalização Diferencial Minimizada pela Transição, (Transition Minimized Differential Signaling), criado pela empresa Silicon Image. Através deste protocolo são transmitidos até 165 milhões de pixels por segundo, mais que o dobro que uma imagem em HDTV precisa para alcançar sua definição máxima!

Desta forma, o HDMI suporta as resoluções mais altas disponíveis hoje para aparelhos eletrônicos de consumo, além de permitir o modo dual-link, onde sua taxa dobra para 330 MHz, suportando altas resoluções ainda não usadas comercialmente.

21 de dez. de 2011

POR QUE CHAMAM DE "PELADA" UMA PARTIDA DE FUTEBOL AMADOR


O termo vem de "pela", como eram chamadas as bolas de couro ou borracha. A palavra tem origem em pilella, diminutivo de pila, que, no latim, significa bola ou novelo de lã.

fonte: revista super interessante

20 de dez. de 2011

PRESSÃO 12 POR 8, O QUE ISSO SIGNIFICA?


O primeiro número indica a pressão com que o sangue é bombeado do coração para o resto do corpo, o segundo refere-se à pressão com que ele retorna para dentro do órgão, fazendo o caminho inverso, esses movimentos são chamado de sístole (contração) e diástole (dilatação), no caso, 12 por 8 correspondem, a 120 e 80 milímetros de mercúrio aferidos no manguito, aquela bombinha utilizada para medir a pressão arterial.

fonte: revista super interessante

13 de dez. de 2011

UNIDADES DE MEDIDAS INGLESAS

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

POR QUE INGERIR GÁS HÉLIO DEIXA A VOZ FINA


Para matar a charada é preciso recorrer a uma das leis da física"quanto mais densa a molécula, menor sua velocidade". O hélio, usado para encher balões, é sete vezes mais leve que o ar que respiramos. Assim, quando ingerido, ele faz com que a velocidade com que a voz humana se propaga seja maior. Quando aumentamos a velocidade do som, elevamos sua frequência e a voz tende a se tornar mais aguda. Do mesmo jeito, se um gás mais denso que o ar for ingerido, ele diminui a velocidade e a frequência do som, e a voz engrossa, torna-se mais grave.

fonte: Revista super interessante