Páginas

4 de jul. de 2011

O Full HD já está ficando ultrapassado

A evolução tecnológica nos televisores, que acaba de receber os aparelhos feitos com a tecnologia LED, já apresenta novas mudanças, desta vez na resolução da imagem. Se você pensava que uma TV Full HD demoraria muito para ser ultrapassada, saiba que o Quad Full HD já está em desenvolvimento e promete revolucionar novamente o que conhecemos em qualidade de imagem.

A nova tecnologia promete resoluções quatro vezes maiores que um televisor Full HD comum, que hoje apresenta 1920 X 1080 pixels de resolução padrão. Na Quad HDTV, teremos 3840 X 2160 pixels dentro da tela, somando mais de oito milhões de pontos.

Os primeiros televisores a serem comercializados em larga escala neste novo padrão ainda não tem uma data específica de lançamento, mas devem chegar às lojas em 2010, embora algumas empresas, como a Westinghouse, já estejam disponibilizando aparelhos no Japão e nos Estados Unidos.

Um dos primeiros televisores em QFHD, lançado pela Westinghouse.

QUAD FULL HD

Quais as vantagens?

Sem dúvida, há duas grandes vantagens em fazer uso da tecnologia Quad Full HD em transmissão de imagens. A primeira delas é a própria qualidade e definição do conteúdo, algo ainda mais impressionante do que já estamos habituados nos melhores televisores atuais.

O outro aspecto é a possibilidade de criar telas ainda maiores, ultrapassando os limites que conhecemos. Com a mesma qualidade de uma televisão grande de hoje, é possível ter televisores quatro vezes maiores sem perder neste aspecto, o que seria uma verdadeira revolução para o equipamento.

Só para você ter uma idéia, o quadro abaixo mostra um comparativo em resolução desde os DVDs mais simples até o que podemos conferir hoje em televisores Full HD. A tecnologia Quad Full HD, como citado nos parágrafos anteriores, é exatamente quatro vezes maior do que o melhor que podemos comprar nas lojas.

Confira a diferença nas resoluções.

E as desvantagens?

Quem tem um televisor em Full HD sabe bem que, mesmo em assinaturas de TV digital, são pouquíssimos os canais com conteúdo em qualidade compatível com o potencial do aparelho, e nem todos sequer alcançam os 720p de resolução, padrão já ultrapassado em televisores de alta resolução.

A melhor maneira de conseguir tal qualidade hoje é com os filmes em Blu-ray, que estão começando a se tornar acessíveis em nosso país. Desta forma, não há como imaginarmos ainda uma fonte de imagem capaz de satisfazer a resolução de um televisor em Quad Full HD.

Ainda é pouco!

Já está em desenvolvimento um padrão ainda maior de qualidade em imagens, chamado de Ultra High Definition Video, alcançando a marca de 7680 X 4320 pixels de resolução, o que seria quatro vezes maior que o Quad Full HD.



fonte: Tecmundo